Porquê eleger o Alto Minho como destino de férias?
O Alto Minho, a sub-região mais a Norte de Portugal, que tem como vizinha a “velha Espanha”, e possui cerca de 245.000 habitantes. Em 2019, foi considerada a melhor região do país para viver, e integra, atualmente, o ‘Top 100’ dos destinos mais sustentáveis do mundo. No Alto Minho há praia, há natureza, mas também há a azafama da cidade, há tradição, mas aliada à modernidade. Há, acima de tudo, paixão e orgulho, inveterados nas suas gentes que defendem o seu cantinho português com uma admirável garra e determinação. Há uma enorme hospitalidade a receber os visitantes, fazendo-os sentirem-se em casa. Há silêncio, paz, tranquilidade e harmonia, fazendo desta região um excelente destino de férias. Abaixo, encontra, apenas, 6 razões para escolher o Alto Minho como destino de férias:
A sua tradição
A tradição do Alto Minho é muito rica e variada. Desde os saberes das suas gentes, às danças populares (o folclore), às festas e romarias (sendo as mais conhecidas a Nossa Senhora da Agonia e as Feiras Novas), aos usos e costumes, às lendas, ao artesanato, entre outros.
A sua gastronomia
A variedade e a riqueza da gastronomia do Alto Minho não deixa ninguém indiferente. O Bacalhau, a carne e a lampreia compõe as mesas desta região, agradando a todos os gostos, desde os mais simples até os mais requintados.
O seu património
O Alto Minho possui um denso património arquitetónico:
- Arquitetura religiosa (conventos, cruzeiros, igrejas, mosteiros);
- Arquitetura civil (pelourinhos, paços, moinhos, palácios, chafariz, palacetes, casas solares);
- Arqueologia (pontes, santuários, castros, espigueiros).
A sua natureza
Quem visita o Alto Minho, sente-se desde o primeiro minuto envolvido pela natureza. Desde as praias, às serras, às montanhas, aos campos, aos trilhos pedestres, às ecovias, aos rios, há muito para visitar para quem ama a Natureza.
As suas paisagens
As paisagens do Alto Minho são de cortar a respiração. Subir a um miradouro ou um castelo e apreciar as infinitas paisagens da região é das melhores experiências para os visitantes.
As suas experiências
São inúmeras as experiências que se podem fazer nesta região. Visitar aldeias antigas, vilas, cidades, santuários, mosteiros, espigueiros, descer o rio de canoa, usufruir do descanso numas termas, praticar uma atividade radical, e muito mais.